HOSPITAL RIO
 



AGENDA
QUALIDADE E TECNOLOGIA
Feira apresenta novidades em produtos e serviços para o setor de saúde

A 11ª edição anual do Hospital Business 2004 irá acontecer entre os dias 14 e 16 de setembro, no Pavilhão I, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. O evento, uma grande vitrine do setor de saúde, é considerado um dos maiores do país. Cerca de 15 mil visitantes são esperados para conhecer a exposição que lançará equipamentos, produtos e serviços voltados para o segmento. Somente no ano passado foram 130 expositores que geraram 5 milhões de dólares em volume de negócios. O HB 2004 traz toda a tecnologia disponível no mercado.

PERFIL DOS EXPOSITORES

Equipamentos hospitalares em geral
Gases industriais
Oxigenoterapia
Materiais hospitalares
Materiais médicos e cirúrgicos
Equipamentos para monitorização
Centros cirúrgicos
Lavanderias hospitalares
Cozinha e alimentação
Tecnologia voltada para a área médico-hospitalar
Informática e comunicação em geral
Medicamentos e farmácia hospitalar
Literatura especializada para o setor, entre outros.

ORGANIZAÇÃO
AHCRJ - Associação de Hospitais e Clínicas do RJ.
FEHERJ - Federação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado do RJ
SINDHERJ -Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde no Estado do RJ

APOIO
CNS - Confederação Nacional de Saúde
SINDILAPAC - Sindicado dos Laboratórios de Patologia Clínica do Estado do RJ
AHERJ - Associação de Hospitais do Estado do RJ
FIRJAN - Federação das Indústrias do RJ

INFORMAÇÕES
AHCRJ
www.ahcrj.com.br / E-mail: ahcrj@ahcrj.com.br
Tel.: (21) 2532-0540

SINDHERJ
www.sindherj.com.br / E-mail: sindherj@sindherj.com.br
Tel.: (21) 2544-0877

Confira as novidades que alguns expositores apresentarão

Produtos sem fio
A SIVSA lança no mercado brasileiro a linha de produtos sem fio “HOSIX MOBILE”. As ferramentas são derivadas do principal software de gestão da SIVSA, o HOSIX, lançado há seis anos no Brasil e em uso em mais de 10 hospitais brasileiros.
O grande objetivo do produto é a mobilidade e o acesso rápido aos dados. Com o handheld, profissionais de atendimento e de gestão hospitalar poderão registrar e consultar dados sem locomoção. Para as instituições, o lançamento pretende representar a redução de custos e precisão de informação.

Novo bisturi eletrônico
A WEM apresentará um novo modelo de bistuti eletrônico que se propõe a ampliar a potência de trabalho em procedimentos eletrocirúrgicos. O aparelho opera em alta freqüência, com formas de onda e níveis de potência de saída adequados aos mais diversos tipos de cirurgia, inclusive em laparoscopia. Segundo a empresa, o aparelho produz um corte liso e uma eficiente coagulação.
Totalmente microprocessado e de simples operação, trabalha com potências de até 200w, para assegurar uma maior autonomia ao cirurgião e à sua equipe. Entre outros recursos, dispõe de memorização digital dos níveis de potência em todos os modos de utilização: corte puro, corte misto, coagulação e bipolar.

Informações em tempo real
A MV Sistemas apresentará o software MV Portal, que disponibiliza, em tempo real, informações clínicas e gerenciais baseadas em indicadores e metas de desempenho.
O sistema reúne, em um único ambiente, indicadores de resultados, planilhas e gráficos de desempenho de todas as áreas da organização, acesso a relatórios do sistema de gestão hospitalar, mensagens de alerta online e notícias de mercado, além de recursos de filtro de dados e personalização.

Software para reduzir custos
A RM Sistemas apresenta novos recursos do CORPORE RM Saúde, software desenvolvido especialmente para atender às necessidades de gestão nas empresas do setor de saúde. O software pretende proporcionar uma maior produtividade, reduzir os custos, auxiliar na construção do prontuário eletrônico do paciente; além de gerar um interfaceamento com equipamentos de automação laboratorial.

Monitoração ventilatória
O Servoventilador Color, da Takaota, dispõe de modalidades interativas que unem as vantagens tanto do controle de pressão quanto de volume. Através da monitorização constante da complacência estática do pulmão, visa garantir o volume, ajustando automaticamente a pressão. Conta ainda com recursos como: Recrutamento Alveolar, Insuflação de Gás Traqueal (TGI), Ventilação Independente dos Pulmões (ILV), Medição de Pressão Esofágica, Capnografia e Medição de FiO2.

Manutenção grátis do estetoscópio Littmann
A Tecnomed e a 3M promoverão o 1º Encontro da Clínica Littmann do Estado do Rio de Janeiro. Será um espaço exclusivo para que os médicos que possuem essa conhecida marca de estetoscópio possam fazer, gratuitamente, a manutenção do aparelho com técnicos qualificados. Caso seja necessário algum reparo, haverá um espaço para a venda de peças. Como o aparelho é importado, normalmente os médicos encontram muitas dificuldades para fazer a manutenção no
Brasil.

Soluções para a Saúde
Congressos do HB apresentarão os novos rumos para o setor
O Hospital Business 2004 estará realizando, paralelamente à Feira, dois outros eventos: o XI Congresso de Gestão Hospitalar, que tem como tema central “Conflitos na saúde, há soluções?”, e o VI Congresso de Gestão em Enfermagem.
As palestras também serão uma ótima oportunidade para todos os empresários, profissionais e estudantes da área biomédica atualizarem seus conhecimentos, ampliarem as informações referentes ao funcionamento do sistema de saúde no país e adquirirem gerenciamento sobre todos os aspectos que envolvem a administração de clínicas e hospitais.
“ Os conflitos se agravaram de uma tal forma que a discussão do momento é como encontrar os caminhos para a sobrevivência do Setor”, explica o presidente da Comissão Científica do evento, Dr. Fernando Boigues.


CONFIRA O CONTEÚDO DE ALGUNS TEMAS

Financiamento BNDES/FINAME
A apresentação da consultora Telma Gomes terá um enfoque nas operações realizadas no Estado do Rio de Janeiro, no setor de comércio e serviços, mais propriamente no setor hospitalar, nas linhas de financiamento indireto, FINAME e BNDES automático.
O BNDES automático engloba as seguintes áreas: Obras Civis, Instalações e Montagens, Móveis e Utensílios, Estudos e Projetos, Máquinas e Equipamentos, Despesas Pré-operacionais e Capital de Giro Associado. O FINAME se destina à Máquinas e Equipamentos.

Os Tópicos que serão abordados na Conferência
· O que pode ser financiado?
· Quem pode obter o financiamento?
· Participação do BNDES / FINAME no Financiamento.
· Decisão de investimento - prazos, taxas e garantias.
· Como obter capital de giro?
· Principais documentos exigidos pelos agentes financeiros e BNDES / FINAME.
· Informações importantes no projeto.

Gerenciamento do tempo
O Dr. Isac Correia Ribeiro, diretor da IDG Medical Distribuidora de Produtos Hospitalares, realizou uma vasta pesquisa sobre o assunto.
A sua conferência irá se fundamentar nos textos de Jean-Louis Servan Schreiber. O escritor francês afirma que o domínio do tempo é, na verdade, o domínio de nós mesmos em relação ao tempo. Quando falamos em tempo, falamos da vida. “Ao controlar o tempo, passamos de uma situação de penosa tensão a um estado de serenidade e também de maior produtividade”.
Partindo destas afirmações de Jean-Louis e Servan-Schreiber, o objetivo dessa palestra é orientar o participante a aumentar sua produtividade e melhorar, significativamente, sua qualidade de vida obedecendo a essas premissas.
A mesa será presidida pelo Dr. Paulo Roberto Segatelli Câmara, administrador com Mestrado em Liderança, Presidente da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares e Superintendente da Pró-Saúde ABASH.

Informações devem ser ferramentas produtivas para a gestão
De que adiantam as informações, se você não consegue tirar proveito delas? Se você não consegue interpretá-las? Se elas chegam sempre atrasadas? Se não são confiáveis? Se são tantas, mas com um conteúdo muito confuso? Esses serão alguns dos questionamentos que o Dr. Roberto Pozzan, Diretor Comercial da Rede Alfa de Hospitais, fará na sua palestra sobre “ Informações Gerenciais a partir do Plano Estatístico”, no XI Congresso de Gestão Hospitalar.
“ O processo de tomada de decisão dentro de qualquer empresa deve ser realizado sobre uma base sólida e confiável de dados. Eles podem ser chamados de indicadores de desempenho, de produtividade ou até mesmo de qualidade e a forma de serem analisados deve ter como base um adequado planejamento estatístico. O que nada mais é do que avaliar indicadores de uma forma cientificamente aceita”, informa o palestrante.

MAIORES INFORMAÇÕES: www.hospbusiness.com.br